top of page
Search

Mulheres que Inspiram - Grace Hopper

  • Writer: Beatriz Rocha
    Beatriz Rocha
  • Aug 9, 2022
  • 2 min read

ree

Grace Murray Hopper (Nova Iorque, 9 de dezembro de 1906 — Condado de Arlington, 1 de janeiro de 1992) foi almirante e, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, criadora da linguagem de programação de alto nível Flow-Matic (em desuso) — base para a criação do COBOL — e uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark I em 1944.


Graduou-se em Matemática e Física e foi uma das primeiras mulheres a doutorar-se em Matemática na universidade de Yale. Como muitas mulheres, dedicou-se a docência obtendo um posto como professora no Vassar College. Mas como poucas mulheres, e mesmo sendo considerada velha para serviço militar, aos 37 anos consegue ser aceita como reservista na Marinha dos EUA.


Por conta de sua relevância, Hopper foi convidada para integrar o subcomitê que desenvolveu as especificações da linguagem COBOL em uma reunião que aconteceu em 1959 no Pentágono. Além da analista da Marinha, fizeram parte do comitê outras seis pessoas: dois especialistas da IBM, outros dois da RCA e mais dois da Sylvania Electric Products.


Entre suas várias contribuições para o desenvolvimento da computação destacamos sua participação na criação de COMPILADOR e da linguagem de programação COBOL.


Um compilador transforma um programa de computador escrito em uma linguagem entendida por um ser humano (uma linguagem de programação) para uma linguagem de máquina, ou seja, uma sequência de códigos que um computador conseguirá executar. Grace Hopper espantou muitos especialistas da época (década de 50 do século XX) ao mostrar que um programa podia ser compilado.


COBOL (Common Business Oriented Language) foi uma linguagem de programação pioneira desenvolvida para que fosse possível programar sem tantas características da matemática que exigiam códigos peculiares. A linguagem COBOL tornou possível programar em estilo narrativo com procedimentos mais generalizados. Pela sua facilidade, passou a ser uma linguagem amplamente utilizada em sistemas comerciais, ampliando assim o uso da computação, antes restrito a universidades e órgãos relacionados com segurança.


Entre os inúmeros prêmios que recebeu, estão mais de 40 doutorados honoris causa, a medalha de Serviço Distinto da Defesa e a Medalha Nacional de Tecnologia. Ela ainda foi homenageada ao ver um destróier da Marinha sendo batizado com seu nome. Além disso, também recebeu a primeira edição do prêmio “Homem do Ano” da Ciência da Computação conferido pela Associação de Gerenciamento de Processamento de Dados, tornando-se a primeira mulher (e primeiro cidadão americano) a ser nomeada Distinguished Fellow pela British Computer Society.


Grace Hopper faleceu em janeiro de 1992 aos 85 anos de idade. Por ser uma mulher cuja relevância em seu setor é inegável, desde 1994 é realizado em sua honra o congresso Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que anualmente celebra os feitos das mulheres no mundo da computação.



ree

 
 
 

Comments


Junte-se à nossa mailing list para se manter conectada!

Obrigada!

+55 (33) 99994-4700

© 2023 by Lições de Athena. Proudly created with Wix.com

bottom of page