Resenha - O Castelo no Ar - Diana Wynne Jones
- Beatriz Rocha
.jpg/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- Aug 9, 2022
- 2 min read
" Do mesmo universo mágico de Diana Wynne Jones, criadora de 'O Castelo Animado', 'O Castelo no Ar' conta a história de Abdullah, um humilde vendedor de tapetes que tem sua vida transformada após comprar um tapete mágico de um estranho misterioso. Abdullah levava uma vida simples e monótona - comerciante de tapetes, passava a maior parte dos dias sonhando acordado, imaginando como seria caso tivesse nascido no seio de uma abastada e rica família. Na sua imaginação, Abdullah é, na verdade, um príncipe que foi sequestrado ao nascer e adotado por um pobre mercador de tapetes... Até que, certo dia, um estranho aparece em sua tenda e lhe vende, por uma bagatela, um tapete mágico.
Nessa noite, sua vida se transforma completamente. Pouco depois de adormecer, o jovem comerciante acorda e percebe que não está mais em sua tenda, mas em um enorme e luxuoso palácio, onde conhece e logo se apaixona pela bela e inteligente Flor da Noite. Em segredo, os dois planejam fugir juntos, mas, na noite da fuga, Flor da Noite é levada por um terrível demônio, deixando o jovem Abdullah com uma única escolha: reunir forças para encontrá-la.
Esta não é, no entanto, uma missão fácil. Mas, decidido a salvar a vida da moça, Abdullah contará com o apoio de personagens um tanto quanto inusitados: um gênio da lâmpada, um soldado desertor egoísta e um gato preto de muita personalidade. Em meio a toda essa aventura e longe da modesta e pacata vida que viveu até então, será que Abdullah conseguirá, finalmente, resgatar sua princesa? "
Apesar de não ter gostado desse segundo volume tanto quanto gostei do primeiro, "O Castelo no Ar" não deixa de impressionar e divertir os leitores. Situado numa espécie de Oriente Médio do mundo de Sophie e Howl, o segundo volume da trilogia de Diana Wynne Jones nos encanta com tapetes mágicos, gênios da lâmpada, djins e um certo castelo flutuante.
Um dos pontos que mais gosto na escrita da autora é como ela cria protagonistas identificáveis. Ao ler a história de Abdullah, nos identificamos rapidamente com sua personalidade e estilo de vida sonhador, ao mesmo tempo em que nos impressionamos com os elementos fantásticos, recriando um clima parecido com o de "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa".
Outro aspecto que gosto bastante e a capacidade de Diana explorar o seu mundo mágico. Acompanhamos nosso protagonista ir em busca de sua amada, e para isso ele percorre um longo trajeto através de diferentes terras - a autora não só demonstra extenso conhecimento de sua obra, como também naturalidade ao escrever sobre diversos lugares e culturas ao mesmo tempo.
Algo que pode decepcionar alguns leitores e agradar outros, é o fato de que o começo da história parece ser completamente diferente de "O Castelo Animado". Sophie, Howl, Calcifer e outros personagens do volume anterior aparecem nesse livro, mas demoram um pouco. Se você gostou do primeiro livro, ou se leu por conta do filme, talvez se decepcione com esse aspecto. Mas na minha opinião, isso não diminui a qualidade dessa história incrível!
"Diana Wynne Jones cursou inglês na a Universidade de Oxford e foi aluna de C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien. Escreveu mais de 40 obras, infelizmente poucas foram lançadas no Brasil."
⭐⭐⭐⭐⭐❤️
- Por Beatriz Rocha





Comments