top of page
Search

Resenha - Sussuros do Coração

  • Writer: Beatriz Rocha
    Beatriz Rocha
  • Aug 9, 2022
  • 2 min read

ree

Acredito que a magia do Studio Ghibli já seja conhecida por alguns. Hayao Miyazaki e Isao Takahata assumem o papel de alquimistas, misturando histórias encantadoras e visuais espetaculares, com doces e fortes melodias, criando obras-primas atemporais.


Assistir à um filme Ghibli é ver o mundo através de dos olhos de uma criança. Apesar de algumas obras apresentarem temas violentos, os diretores tem o cuidado de preservar o aspecto inocente nas narrativas, fazendo com que os longas se tornem extremamente agradáveis. As animações do estúdio são como folclores modernos.


"Sussurros do Coração" faz, sem sombra de dúvida, parte dos meus favoritos. Em um primeiro instante, a impressão que fica é que ele é diferente - não se parece com os outros filmes do estúdio. Talvez, seja porque ele é dirigido por outro diretor, Yoshifumi Kondō.


Kondō mistura o melhor de Miyazaki e Takahata em um só filme. A história não se passa em um mundo fantástico, não apresenta seres mitológicos, e não passa um a sensação de melancolia intensa, mas consegue transmitir toda a magia Ghibli com maestria - ele encanta pela simplicidade.


"Shizuku Tsukishima é uma menina de 14 anos que frequenta a Escola Secundária Mukaihara, onde é a melhor amiga de Yūko Harada. Ela vive em um subúrbio de Tóquio com seus pais Asako, Seiya e sua irmã mais velha Shiho, e é apaixonada por livros. Numa noite de verão, ela olha os cartões dos livros de sua biblioteca e descobre que todos eles foram checados anteriormente por alguém chamado Seiji Amasawa."


Foi delicioso acompanhar o desenvolvimento dos personagens. O jeito como nossa protagonista vai se descobrindo ao longo da narrativa é muito bonito - vê-la crescer como pessoa à medida que se conhece melhor é especial.


Aliás, uma das coisas que mais gosto no filme são os relacionamentos construídos. Eles crescem ao longo da história e ajudam Shizuku em sua jornada, e a narrativa gira em torno desse ponto.


Sussurros do Coração é um joia escondida na filmografia Ghibli. É uma história simples, mas muito charmosa - quando eu o vejo, tenho a sensação de estar em uma cabana aconchegante na natureza, em um dia chuvoso. Vale muito a pena assistir!


- Por Beatriz Rocha

 
 
 

Comments


Junte-se à nossa mailing list para se manter conectada!

Obrigada!

+55 (33) 99994-4700

© 2023 by Lições de Athena. Proudly created with Wix.com

bottom of page